[1] Ciclo do Carbono – o carbono é absorvido pelas plantas, consideradas os produtores da cadeia trófica. Uma vez incorporado às moléculas orgânicas dos produtores, poderá seguir dois caminhos: ou será liberado novamente para a atmosfera na forma de CO2, como resultado da degradação das moléculas orgânicas no processo respiratório, ou será transferido na forma de moléculas orgânicas aos animais herbívoros quando estes comerem os produtores (uma parte será transferida para os decompositores que liberarão o carbono novamente para a atmosfera, degradando as moléculas orgânicas presentes na parte que lhes coube).
Os animais através da respiração liberam à atmosfera parte do carbono assimilado, na forma de CO2. Parte do carbono contido nos herbívoros será transferida para os níveis tróficos seguintes e outra parte caberá aos decompositores e, assim, sucessivamente, até que todo o carbono fixado pela fotossíntese retorne novamente à atmosfera na forma de CO2.
A importância do carbono e de seus compostos é indiscutível, tanto que existe uma grande variedade de compostos de carbonos envolvidos no seu ciclo global, dos quais serão abordados os principais compostos presentes na atmosfera: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), hidrocarbonetos não metânicos (HCNM) e monóxido de carbono (CO).
A concentração de CO2 aumentou nos últimos 130 anos, mas esse acréscimo tem sido atribuído principalmente à queima de combustíveis fósseis e em certa medida aos processos de desflorestamento e queimadas. Nota-se que a emissão total de carbono decorrente dessas atividades vem crescendo a taxas de 4,3% ao ano desde a Revolução Industrial, cerca de oito vezes maiores do que as taxas ‘normais’ de concentração de CO2. As fontes de emissão, por exemplo, do metano para a atmosfera envolvem áreas alagadas e com deficiência de oxigênio, como por exemplo: pântanos, lagos, regiões de cultivo alagado, como no caso do arroz. As principais atividades humanas responsáveis pela emissão de metano são: decomposições de lixo em aterros sanitários; queima de biomassa; mineração de carvão; processamento de petróleo e extração de gás natural.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário